Maya

Maya é o software de referência para as industrias de cinema, videojogos, televisão e publicidade. Oferece aos artistas a melhor ferramenta para modelar, animar, iluminar e para efeitos especiais.

Modelação de precisão

Modeling_toolkit

modelação mediante polígonos é a forma mais rápida de gerar tanto modelos arquitectónicos ou de produto que requerem total precisão, como modelos de protótipos e personagens, que necessitam ferramentas para esculpir de forma livre.

Através do Modeling Toolkit pode-se aceder de forma muito intuitiva a todas as ferramentas de selecção e edição de vértices, arestas, e polígonos, com as quais se consegue modificar a geometria do modelo de forma ágil e cómoda. O Modeling Toolkit também é utilizado para realizar retopología de malhas densas na criação de objectos mais reduzidos para a aplicação em videojogos e resoluções baixas de níveis de detalhe.

Editor de materiais avançado

Hypershade é a ferramenta do maya para poder criar materiais complexos. Graças à sua visibilidade em forma de esquema permite-nos de uma forma rápida assignar e conectar mapas e materiais. A possibilidade  de adicionar configurações no Hypershade permite-nos entre outras a possibilidade de trabalhar com o editor de UV ou visualizando uma janela gráfica, deste modo podemos visualizar o estado final do nosso objecto com o material aplicado de forma correcta.

Texturização de precisão

Há alguns modelos que necessitam de um ajuste muito preciso das suas coordenadas de mapeamento. Para isso o MAYA incorpora um editor de UV que permite o mapeamento dos modelos mais complexos.

Cabelo, relva e muito mais

O Maya inclui sistemas para a geração de cabelo e o xGen utilizado pela Pixar entre outras em vários filmes.

Sistemas de partículas

O Autodesk Maya conta com utilidades e sistemas de partículas que permitem criar de uma forma realista qualquer tipo de fluido e a interacção do mesmo com outros elementos da cena e com forças que podem interactuar com as mesmas. As partículas podem ser substituídas por objectos da cena podendo por exemplo fazer desde as pedras lançadas numa explosão até manadas de animais que se movem no cenário.

Rig avançado de personagens

O Maya dispõe de um sistema de criação de ossos e esqueletos para o manuseamento de personagens. Esta criação pode-se simplificar com a utilização do Human IK, que é um editor que permite criar o esqueleto e os controles de forma automática e permite a possibilidade de incorporar movimentos gerados através da captura de movimento.

O Human IK está também disponível no software Autodesk Motion Builder utilizado para a criação de animações complexas.

Simulação fotorealista de fluídos

O Autodesk Maya conta com o motor de simulação de fluídos Bifrost, o qual permite de uma forma fácil, a criação de fluídos líquidos e a acção que recai sobre distintos elementos do cenário. A pré-visualização do efeito gera-se de pouco a pouco de forma automática a partir do progresso de animação, o qual permite um controle visual de como será o efeito antes que termine.

Os sistemas de partículas podem exportar os dados em caché e o formato Alambique, o qual permite não sobrecarregar o cenário e visualizar os resultados dos efeitos em tempo real na cena.

Materiais e tecidos

O Maya conta com o Bullet, utilidade que permite que os elementos do cenário se comportem com respeito às leis físicas, como o peso, resistência, etc, permitindo ver o comportamento de objectos que colidem ou se tocam entre si.

O nCloth é a ferramenta do maya para a geração de tecidos.

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Novidades versão

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